Cirurgia de Varizes


Orientações Pós-Operatórias

• Repouso

Primeiras 24hs – Deverá manter repouso no leito, com as pernas elevadas; Enquanto deitada (o), deverá movimentar as pernas e os pés, com movimentos de encolher e esticar, com frequência.
Poderá levantar-se para ir ao banheiro, e para fazer as refeições.
1º e 2º dia (em casa): Repouso relativo no leito, e com as pernas elevadas; deverá levantar de j2/2 h e realizar uma pequena caminhada de aproximadamente 5 a 10 minutos; levantar também para ir ao banheiro, e para fazer as refeições. Manter-se com ampla liberdade de movimentos no leito, fazendo exercícios (movimentos de encolher e esticar as pernas e pés).
3º dia, até o retorno ao consultório : Movimentar-se fora da cama, e de 2/2 h deitar por 20 minutos com as pernas elevadas +/- 15 cm em relação a cabeça. Durante o período de movimentação fora do leito, 2 horas, fazer pequenas atividades, e evitar ficar em pé parado ou sentado com as pernas pendentes.
O uso da meia elástica será discutido de forma individualizada no consultório.

• Ataduras de Crepom

Retirar após completado 24 horas de cirurgia.

• Banho

Poderá tomar banho no dia seguinte a cirurgia, após a retirada das ataduras, tomando apenas cuidado de não esfregar no local operado. Os curativos de micropore poderão ser molhados.

• Curativos e Pontos

Curativos ( Micropore ): São como "pontos" falsos. Se cair algum substituir por outro. Permitem ao "respirar" e isolam-no do meio ambiente para uma cicatrização melhor. Retirar após 4 dias da cirurgia, antes do primeiro retorno ao consultório.

Atenção!!! : Caso apareçam sinais de alergia, como coceira,vermelhidão ou placas vermelhas, os curativos deverão ser retirados imediatamente e comunicado ao seu médico.
Curativos ( Pontos ): Os curativos dos pontos deverão ser trocados diariamente. Lavar com água e sabão, secar e depois aplicar álcool 70% .Cobrir com gaze e micropore.. Os pontos serão retirados no consultório, após uma semana, na primeira consulta de revisão.

• Alimentação

Sem restrições.

• Meia Elástica

O uso da meia elástica será discutido de maneira individualizada, durante a primeira consulta após a cirurgia, na consulta de revisão.

• Cicatrizes

A cicatrização estará na dependência das características próprias e às vezes imprevisíveis da pele (predisposições individuais a manchas, cicatrizes hipertróficas, etc.). O paciente deverá seguir todos os cuidados pós-operatórios prescritos e possui grande responsabilidade para que se alcance o melhor sucesso da cirurgia.
O processo de cicatrização pode durar de 30 dias à 1 ano. Portanto, se algo estiver insatisfatório, juntos observaremos a própria natureza e trataremos o que precisar.

• Sol

Proibido expor-se ao sol antes de 30 dias, e somente será liberada(o) após reavaliação na revisão de 30 dias.
Após este período poderá expor-se antes das 10:00h e após as 16:00 h, usando filtro solar com FPS > 50.


• Nódulos sob a Pele

Podem surgir pequenos nódulos endurecidos e dolorosos sob a pele, que regridem espontaneamente em até 6 semanas após a cirurgia. São fibroses que se formam abaixo da pele, devido ao processo de cicatrização interna que está ocorrendo. Caso isso ocorra, fazer compressas com água morna.

• Atestado / Período de Afastamento do Trabalho

Será fornecido no dia da cirurgia, devendo ser verificado o tempo necessário caso a caso. O período de afastamento do trabalho varia de 1 à 14 dias conforme a cirurgia.

• Edema (Inchaço)

Edema leve até o 3º mês de cirurgia especialmente nos casos onde foi feita safenectomia (exclusão da veia safena) é normal. É controlado somente pelo uso da meia elástica e flebotônicos (medicamentos que melhoram a circulação venosa).

• Depilação

Com cera fria, temperatura da pele ou lâmina poderão ser realizadas após 30 dias. Normalmente é contra indicada quando existem lesões na pele.

Escleroterapia das Telangiectasias (Aplicações de microvarizes)
Geralmente iniciamos 2 semanas após a cirurgia, será avaliado na 1ª revisão.

• Varizes Residuais

Quando feita minicirurgia, alguns ramos mais difíceis poderão não ser removidos completamente. Nas revisões pós-operatórias serão retocados com escleroterapia. O procedimento é fácil e dispensa o repouso. O uso da meia é muito importante, pois reduz as varizes residuais, uma vez que alguns ramos traumatizados com a cirurgia poderão sofrer processo de esclerosamento traumático se comprimidos adequadamente com a meia elástica. Serão verificadas nos retornos pós-operatórios.

• Exercícios

Após 10 dias da cirurgia poderá fazer exercícios leves – exceto quando tiver sido realizada a safenectomia (30 dias de intervalo para retorno as atividades físicas).
Exercícios moderados são liberados após 30 dias.
Exercícios pesados, mais intensos ou competitivos, somente após 60 dias.

• Hematomas

Aumentam ate o 3º/4º dia da cirurgia e reduzem de 3-8 semanas. Após o retorno quando retiramos os Micropore poderá fazer compressas com água morna e aplicar medicamentos que serão prescritos.

Atenção!!! Evitar contato da pele com o sol ou luz (casa) muito forte.


• Programa de Revisão

Primeira revisão entre 7 e 10 dia após a cirurgia; segunda revisão após 30 dias e a terceira revisão, 60 dias após a cirurgia.